ORIENTE OU ONDE O SOL NASCE ANTES

Residência Artística Multidisciplinar oriente 2ª edição


Como escreveu um célebre historiador francês interessado nas origens da civilização ocidental, se a etimologia não constitui uma prova, ao menos dá indicações. Sob esse ponto de vista, a palavra oriente, título desta residência artística, dá o que pensar. Como explica Jorge Luis Borges, na terceira noite de seu memorável livro Sete Noites, “Oriente é o lugar onde nasce o sol”. E prossegue: “Quero lembrar aqui a palavra Oriente em alemão, uma linda palavra: Morgenland, ‘‘terra da manhã”. A origem da Residência Oriente remonta à rua Oriente no bairro de Santa Teresa, onde funcionou um centro de teoria e prática relacionado à imagem em geral e à imagem fotográfica em particular. Mudou-se para o Outeiro da Glória mas conservou o nome, um nome que bem pode ser um destino: um centro de produção artística dedicado a pessoas em busca da luz da manhã, da primeira luz, aquela que nasce antes, luz balão, como escreveu João Cabral de Melo Neto, que em seu Tecendo a manhã impeliu a luz para o alto. “Quem sou”, cada um se pergunta.

 

Dessa vez a Residência Oriente reuniu seis artistas, seis pessoas dispostas a sair de seus cotidianos, dispostas a se arriscar. Talvez porque a solidão de seus ateliers lhes seja cansativo, quem sabe até opressivo, e talvez porque lhes fascine a ideia de trocar com cinco outros companheiros, durante quatro intensíssimas semanas, as impressões, as dúvidas, as aflições e as informações sobre um território misterioso, contraditoriamente atacado pela força avassaladora da mídia e do mercado.

 

 

Sofia Ramos, que mora em Brasília, onde fez faculdade de artes, nasceu em Boa Vista, Roraima, mas mantém-se conectada à fonte mater, a terra de seus pais e dos pais de seus pais, situada no sertão da Paraíba; Benedito Ferreira, nasceu em Itapuranga, interior de Goiás, estudou cinema em Goiânia, trabalhou com cenografia em São Paulo, faz doutorado no Rio mas deixou-se ficar em Goiânia; Nicole Leite , de primeira bailarina, saiu de Santos para Joinville e hoje, na bica de concluir a faculdade de artes, seu coração pendula entre mídias variadas e entre Porto Alegre e Curitiba; Luiz Cardoso nasceu em Ferraz de Vasconcelos, uma das faces mais vertiginosas de São Paulo, o que talvez explique sua busca persistente pela memória e identidade; Michele Rodrigues vive entre Teófilo Otoni -Minas Gerais-, Vila Velha -Espírito Santo-, e Salvador, por enquanto às voltas com imagens moventes e retratos retorcidos; Fava da Silva veio da Maré, esse Rio especial que grande parte do Rio sequer reconhece. É quem mais viajou, contudo, é a mais comprometida com seu chão.

Seis artistas, seis pessoas corajosas, desarmadas, abertas a trocas, experiências, aos diálogos, com muito mais perguntas do que com respostas, como deve ser. Suas produções, embora cintilantes, estão em pleno processo, não são acabadas. Tenho esperança que se mantenham assim.

Agnaldo Farias

26/07/2023

da esq. para dir.: Isabella Lescure, Benedito Ferreira, Sofia Ramos, Marcos Bonisson, Luiz Cardoso, Kitty Paranaguá, Paulo Marcos, Fava da Silva, Nicole Leite e Michele Rodrigues

 

 

Sobre a Residência 


  • Artistas Residentes: Benedito Ferreira, Fava da Silva, Luiz Cardoso, Michele Rodrigues, Nicole Leite e Sofia Ramos.

  • Júri de seleção: Agnaldo Farias e Ateliê Oriente

  • Orientador: Agnaldo Farias

  • Conversas e encontros: Gabriela Davies, Marcos Bonisson e Ursula Tautz. 

  • Convidados especiais: dependendo do corpo de participantes final, a equipe Oriente irá convidar outras pessoas do meio artístico para agitar as coisas ainda mais por aqui. 

  • Programação do mês: primeira semana com encontros e apresentações online; semanas seguintes serão experiências presenciais diversas na linda, incrível e incomparável cidade do Rio de Janeiro. Sim, somos apaixonados por ela e não faremos cerimônia em relação à sua beleza e energia ;)

  • Equipe Oriente: Isabella Lescure, Kitty Paranaguá e Paulo Marcos de Mendonça Lima.

 
 

 

Agradecimentos ao orientador Agnaldo Farias, por conduzir esse grupo de artistas brilhantes e cintilar ainda mais o encerramento deste ciclo com belíssimas palavras. Seguimos!!! Através da arte, sempre.

Parabéns aos artistas Benedito Ferreira , Fava da Silva , Luiz Cardoso , Michele Rodrigues , Nicole Leite e Sofia Ramos


E agradecimentos especiais para todos aqueles que colaboraram com esta residência espetacular 💥 tecemos mais uma teia, e agora ela continuará a crescer.