Convocatória

Sonhar Futuro

Ateliê Oriente no

Festival de FOtografia de Tiradentes


artistas selecionados

Ana Carolina Fernandes / Ana Leal / Antonio Mozeto / Claudia Ayoub / Claudia Missailidis / Denise Camargo / Denise Greco / Flavio Roitman / Gabriella Massa de Campos / Giulianne Martins / Helen Pomposelli / Jaci Rabelo / James Conway / Jennifer Cabral / Joana Mazza / Jolande Pansier / Leonardo Martins / Manuel Argente / Marcelo Celeste / Maria Eugênia Nabuco / Marisi Bilini / Monica Velloso / Paula Giordano / Rafael Felix / Roberto Abreu / Sandra Gonçalves / Thelma Penteado / Thomas Valentim / Ulla Von Czékus / Vicente Reis / Viviane Rangel


Sobre a convocatória

É cor, é branco, é preto, é prata, é o começo do caminho 

O começo do caminho é uma promessa de verdade que não se concretiza nunca.  

Uma fotografia sempre começa no pensamento, de onde se insurge contra os ditames do real visível para ganhar materialidade em tons de branco, preto, e cores. Até há pouco tempo as fotografias viravam coisa sensibilizando os sais de prata contidos no papel fotográfico. Não mais. Ou raramente. A fotografia palpável é quase uma raridade.  

A fotografia habita, prioritariamente, o mundo cibernético, imaterial, on-line, virtual, digital, dos pixels.  

Independentemente de onde estão, as imagens fotográficas apontam para um futuro, mesmo tendo sido feitas no passado. Neste futuro elas são ressignificadas, revistas, repensadas, rearrumadas, revividas. Como no Eterno Retorno de Nietzsche, as fotografias têm um passado e um futuro infinitos.  

Mas como sonharmos com um futuro onde a natureza está em harmonia com toda a tecnologia e as duas se retroalimentam? Onde natureza e tecnologia se interseccionam em prol da preservação de todo tipo de vida?   Onde não mais competem por um espaço de destaque em corações e mentes?  

Onde está o sonho no futuro? Onde está o sonho? Onde está o futuro? Onde está? Onde? 


Sonhar Futuro é uma produção do Ateliê Oriente especial para o Festival de Fotografia de Tiradentes/Foto em Pauta e será montada nos jardins da Vila Foto em Pauta.

As fotos serão impressas em tecido nas dimensões aproximadas de 1m x 65cm (se for quadrada 65cm por 65cm ). Depois do Festival os artistas poderão ficar com as impressões.

As inscrições estarão abertas até o dia 26/fev. A escolha final será comunicada no dia 28/fev pelas mídias sociais do Ateliê Oriente. O envio dos arquivos em alta e tratados deverão ser feitos até o dia 02/mar.  A seleção, impressão, transporte, montagem e desmontagem serão feitas pelo Ateliê Oriente. Cada fotógrafx poderá enviar até 3 fotos e serão selecionados até 30 fotógrafxs, com uma foto de cada.


Jurado Convidado

Joaquim Paiva

Joaquim Paiva, fotógrafo, curador, "Mérito Cultural da Fotografia no Brasil", concedido em 2020 pela Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil - RPCFB, consagrado leitor internacional de portfólios, um dos maiores colecionadores de fotografia contemporânea brasileira e estrangeira, sua coleção conta com cerca de 3200 fotografias. Grande parte deste conjunto fabuloso está depositado em comodato no Museu de Arte Moderna RJ e compôs 66% da exposição Terra em tempos: fotografias do Brasil, de 2022. Desde 1998 faz seus diários autobiográficos visuais e fotográficos.

Como fotógrafo já expôs na Maison Européenne de la Photographie-MEP, Paris, entre outras renomadas instituições brasileiras e estrangeiras. Publicou os livros de fotografias de sua autoria “Farsa Truque Ilusões”, Rio, 2017 e “Foto na hora: lembrança de Brasília”, públicado no México, 2013; “Rodoviária de Brasília”; e “Lantejoulas Cintilantes no Vale do Amanhecer”, entre outros. Revisa portfolios no FotoFest Houston, EUA, desde 2000. Tem fotografias suas como autor nas coleções da MEP, museum of fine arts houston, centro de la imagen méxico, MAM rio, MAR-rio, museu da memória candanga em brasília, e museu da fotografia de fortaleza.

Joaquim Paiva integrará o júri da convocatória Sonhar Futuro junto a equipe do Ateliê Oriente (Kitty Paranaguá e Paulo Marcos)