residência artística-fotográfica
Terreiro de Imagens
com ana paula albé
Terreiro de Imagens é uma ponte entre o fazer fotográfico, a imagem que se revela, e o espaço de encontro e ritualidade da criação coletiva voltada para a produção de livros inventados de fotografia.
Terreiro de Imagens: Um espaço de revelação e encontro para livros de fotografia
A criação de um livro de fotografia é um processo íntimo, quase alquímico. É a busca por dar corpo e voz a uma série de imagens, organizá-las em uma narrativa, transformá-las em objeto. Mas, e se essa busca pudesse ser compartilhada? Se o quarto escuro do processo individual fosse, na verdade, um terreiro de trocas e colaborações?
É com essa filosofia que o Ateliê Oriente e a editora Piscina Pública Edições se unem para criar a residência artística Terreiro de Imagens. Uma experiência única, híbrida e imersiva, pensada para fotógrafos(as) e artistas visuais que desejam aprofundar suas pesquisas e materializar suas ideias em forma de livro.
Nossa proposta tem duas etapas. Começaremos com encontros online, onde serão apresentadas as metodologias e referências essenciais para o desenvolvimento de projetos editoriais. Teremos a oportunidade de mergulhar em palestras com profissionais renomados e, o mais importante, de compartilhar nossos próprios trabalhos e ideias. Este será nosso quarto escuro virtual, um tempo para incubar e refinar as propostas.
A segunda etapa nos levará a Paraty, durante o festival Paraty em Foco, para a imersão presencial. Serão quatro dias em um espaço físico reservado, transformado em nosso terreiro de criação. Lá, a energia coletiva e a presença de profissionais experientes servirão de catalisador para a materialização dos projetos. A partir de trocas, discussões e muita mão na massa, cada participante irá construir o seu próprio boneco de livro, a primeira materialização tangível de seu trabalho.
Terreiro de Imagens é um convite para sair da solidão da criação e mergulhar em um processo colaborativo e profundo. É a oportunidade de revelar suas imagens em um novo formato, dar vida às suas ideias e fazer parte de uma comunidade que celebra o livro de fotografia como uma obra de arte em si mesma.
Registros das oficinas “Fazendo Bonecos”, “Se Esse Espaço Fosse um Corpo” e “Corpo e a Fotografia” ministradas por Ana Paula Albé.
Cronograma:
Segunda e terça (22 e 23 de setembro): Encontros online para apresentações, discussões de projetos e falas de referência. Período de desenvolvimento individual, com acompanhamento virtual.On-line 18h às 20h
Quarta (24/set): recepção aos residentes, confraternização e reconhecimento do espaço. 17h
Quinta, sexta (25 e 26/set): Imersão com oficinas práticas, edição de imagens, e finalização dos bonecos. Encontros de 14h às 18h.
Dia final (sábado, 27/set): 14h às 18h com apresentação pública dos bonecos dos livros em seguida.
Local:
Espaço Ateliê Oriente/Piscina Pública, na Galeria Aécio Sarti.
R. Dr. Samuel Costa, 254 - Centro Histórico, Paraty - RJ
Material dado pela residência:
Papéis A3 de 200gm para as capas; régua de aço e cutting board; facas Alfa; Guilhotina; cola branca; agulhas de costura; fita crepe; chamequinho;
serviço
Carga horária: 18h
10 vagas
22 à 27 de setembro
encontro presencial
Investimento: R$750,00 à vista ou parcelado em até 3x