Há.Ma - Terra, Mar e Ar

uma exposição de Kitty Paranaguá e Paulo Marcos de Mendonça Lima

curadoria de Agnaldo Farias

 

Exposição montada no Sesc Ramos, Rio de Janeiro - RJ

 

Essa exposição não se resume a uma celebração do Rio de Janeiro, pressentido pelas vistas discretas do Pão de Açúcar, do Dois irmãos, do pequeno enxame de luzes de uma comunidade se acendendo numa encosta -Vidigal?, de uma torre de iluminação apagada sob o sol. Ela é mais do que isso: esse conjunto de imagens de Kitty Paranaguá e Paulo Marcos de Mendonça Lima, confluindo para o ambiente da exposição, trata da relação entre o nosso corpo e os elementos, entre ele e a mata, o céu, mar. 

São imagens dos confrontos entre os ritmos dos elementos quando se invadem, ou de como sua imensidão intensifica-se em detalhes: o ponto em que uma onda irrompe numa fúria brusca; a topografia invertida dos cumulosnimbus rivalizando com a horizontalidade do chão; o abcesso vermelho derramando-se pelo tronco sob a sombra; as poses enigmáticas das pedras que há milhões de anos foram empilhadas e jogadas à beira mar, indiferentes aos esforços dos ventos, cachoeiras e ondas em abrir-lhes fendas, derrubá-las, alisá-las.

E os corpos diante disso tudo? Espiam encarapitados no alto dos rochedos ou se deitam sobre eles, aprendendo de seus silêncios; flutuam e ficam em pé, navegam sobre pranchas na superfície da água, descobrindo possibilidades de estar sobre ela que não andando; estacam extáticos diante de grutas vegetais, de árvores que carregam seu olhar para alturas vertiginosas. E há aqueles que aguardam, paciência apurada pelo tempo que lhes vai vincando a pele, ao lado da vara de pescar, antena que vez ou outra traz alguma noticia da vida submarina. Por fim, há também nessas imagens os ímpetos dos corpos em reagir a tantos ritmos e tantas formas de eternidade: atiram-se, saltam, rodopiam, vão inventando coreografias, novos e intensos modos de celebrar sua vida plena, milagrosa, tão frágil e efêmera.   

Agnaldo Farias

 

 

sesc ramos, Rio de Janeiro - RJ

10/out/2023 - 14/jan/2024

Abertura da exposição com a presença de grandes nomes da fotografia brasileira como Walter Carvalho, Milton Guran e Joaquim Paiva, além da presença de alunos da Escola de Fotografia Popular da Maré.

Fotos: Rafael Felix

 

 

Evento Pop-up realizado no Rio de Janeiro

dez/2023


 

IPHAN Tiradentes - MG

A exposição integrou a programação do Festival de Fotografia de Tiradentes 2024