Mostra
Uma flor no asfalto
curadoria de Ângela Berlinde e Paulo Marcos
A fissura no asfalto, a rachadura na parede, a erva daninha que brota entre as pedras, a lama que tinge a vida, o musgo nas lápides: são nesses atos de resistência da natureza que a exposição "Flor no Asfalto" encontra sua inspiração.
Diante de um sistema em colapso, a Mentoria Oriente “Poéticas Ecológicas” reuniu artistas de diferentes continentes e linguagens para repensar juntxs a nossa relação com o mundo natural, com um objetivo comum: criar, cultivar e conectar. ✨
O que está em jogo é a falência de um paradigma que, ao longo dos séculos, sustentou uma visão antropocêntrica e reducionista da natureza, muitas vezes desconectada das cosmogonias pessoais e das narrativas ancestrais que fazem parte da nossa cultura.
No coração desta mostra, livre e inacabada, está a potência da flor que ousadamente brota no asfalto e nos ensina que a natureza é um organismo inteligente que se auto-organiza de forma coerente e criativa. 🌱
Explore as obras dos artistas que nos convidam a refletir sobre novos paradigmas e ecossistemas:
Flávia Baxhix
Fernanda Chemale
Isabel Dantas dos Reis
Marian Starosta
Nino Rezende
Paula Pedrosa
Regina Cury
Essas propostas-semente, emergindo de um terreno árido mas promissor, desafiam a realidade atual e inspiram um futuro mais esperançoso.
O objetivo é criar novas redes de relações mais afetivas, onde arte, fotografia, ciência e tecnologia se entrelaçam para despertar uma nova consciência, fluida e conectada. Sem temor do desconhecido, os artistas abordam a fragilidade e a resiliência da vida, ressaltando a urgência de reinventar nossa conexão com o mundo e encontrar finalmente um sentido para nossa existência.
Mentoria e Curadoria: Ângela Berlinde & Paulo Marcos Mendonça Lima
Organização: Ateliê Oriente
🗓️ Data: 10, 11, 17 e 18 de agosto
⏰ Hora: 12-16h
🏠 Local: Rua do Russel 300/602, Glória, Rio de Janeiro
Venha celebrar conosco uma mostra transformadora. ✨