Workshop
Diários e cadernos fotográficos
-uma experiência de vida-
c/ joaquim paiva
Orientador: Joaquim Paiva, fotógrafo, colecionador de fotografia contemporânea, faz seus diários autobiográficos, visuais e fotográficos desde 1998, tendo realizado 185 diários até o momento.
O curso tem por objetivo compartilhar com os participantes a prática de editar fotografias, tomando como referência os diários e cadernos fotográficos que Joaquim Paiva vem fazendo há anos.
Procurará ainda despertar a curiosidade dos interessados em fazer os seus próprios diários e/ou cadernos, bem como exercitar a edição, seleção e convívio com a imagem e a escrita. Os materiais utilizados para fazer diários e cadernos podem estar dentro da nossa casa, ao alcance das nossas mãos e principalmente da nossa imaginação.
Cadernos comuns ou interessantes e bonitos podem ser comprados no comércio, como também feitos manualmente com variedades de papeis. O artista – somos artistas – certamente verá, ao longo do tempo, que os cadernos que organizou e com os quais convive dão forma e sentido à sua trajetória.
Pré-requisitos: Trazer já na primeira aula projetos ou ideias; Interesse pela fotografia como forma de expressão e pelos relatos de vida visuais e/ou escritos; Ter em mente que a fotografia, a arte e a criatividade existem juntamente com a vida e o mundo.
Workshop
3 encontros (via zoom)
Carga horária: 6h
das 9h às 11h
24, 29 e 31/mai
Investimento: R$400,00 à vista ou a partir de R$445,00 no crédito, podendo parcelar em até 12x com juros.
Orientador
Joaquim Paiva, fotógrafo, curador, consagrado leitor internacional de portfólios, um dos maiores colecionadores de fotografia contemporânea brasileira e estrangeira, faz seus diários autobiográficos visuais e fotográficos desde 1998, tendo realizado 185 deles até o momento. Em dezembro de 2020 recebeu o Mérito Cultural da Fotografia, concedido pela RPCFB (Rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil). Sua coleção conta com cerca de 3200 fotografias, fazendo de Joaquim um importante colecionador privado de fotografia no Brasil. Grande parte deste conjunto fabuloso (cerca de 2000 fotografias) está depositado em comodato no Museu de Arte Moderna RJ e um quarto lote de fotografias será entregue ao museu proximamente.