Ana Carolina Fernandes participa da mostra Raízes/ Roots no Fine Arts Center em Denver, Colorado, USA.

Nossa artista representada pela Galeria Oriente apresenta seu trabalho Mem de Sá 100/ Bodies and Souls na mostra Raízes/RootsTransformations in Brazilian Art no Fine Arts Center em Denver, Colorado, USA.

Veja mais em: www.csfineartscenter.org/exhibits/transformations-in-contemporary-brazilian-art/

Sobre Mém de Sá, 100 pelas palavras do curador Eder Chiodetto:

“ 'Mem de Sá, 100', o ensaio fotográfico que Ana Carolina Fernandes desenvolveu nos últimos dois anos, convivendo com a comunidade de travestis do centro do Rio de Janeiro, é exemplo enfático de um trabalho original que se distancia em muito do olhar clichê e redutor que a sociedade em geral dedica a esse grupo social.

O segredo é um só: o convívio. Além, é claro, de uma grande sensibilidade aliada a capacidade de ver, ouvir, sentir, sem nunca acreditar que a sua forma de vida é o padrão pelo qual devemos criar parâmetros para julgar os outros. Despir-se do excesso de crenças e não julgar jamais. Esse é o dever de todo documentarista e, por extensão, deveria ser a forma básica de nos relacionarmos com qualquer pessoa.

Ao final do processo, temos então uma fotografia, uma visão de mundo e do Outro, orgânica, pulsante, íntegra. “Mem de Sá, 100″, se alia, assim, a partir de seus preceitos, do envolvimento entre fotógrafa e seus retratados e da amalgama minuciosamente construída entre forma e conteúdo, com o que de melhor tem sido produzido no fotodocumentarismo contemporâneo.

Fotodocumentarismo que rompe barreiras e transita livremente entre páginas de revistas e paredes de galerias. Sim, a fotografia também já não tolera mais esses lugares estanques e certas demarcações artificialmente criadas, tema de fundo que “Mem de Sá, 100″ trata com grande desenvoltura ao dar imagem e voz a esses meninos-mulheres."