Um sopro em Berlim

Berlim é realmente uma cidade fascinante! E a cada dia que passa um amigo me diz que esteve lá, ou que passou, ou que se mudou pra lá! Tiveram dois amigos que até compraram apartamento! Sim! Há alguns anos era mais barato morar no coração de Berlim que na Tijuca (Oi???). Mas o fato é que ontem eu vi um seriado delicioso chamado Ministério do Tempo, (Netflix temp 01 ep 03) onde Hitler quase foi assassinado para que a história fosse reescrita… difícil pensar como seria se… mazelas à parte, hoje acordei namorando essa cidade de novo!

Este é o lugar para a fotografia e para os fotógrafos! Eu mesmo bebi muito (literalmente) nessa fonte. Fiz um trabalho muito diferente do que fazia até então e virou um turning point na minha vida.

Como não pensar no Michael Wesely? Fotógrafo alemão, residente em Berlim e excelente criador de sentidos. Com suas vertiginosas fotografias de um ou dois anos de exposição (sim, é possível! Esqueçam as baterias e pixels e voltem ao lindo e delicioso filme), nos mostrou uma cidade que revela muito de sua vivacidade e constante transformação.

Pra fechar, vamos e voltamos no tempo com as fotografias de Andreas Valentin, alemão-carioca que em 2016 lançou no Rio de Janeiro “Berlin-Rio, Trajetos e memórias”. Livro e exposição que constroem releituras contemporâneas sobre o arquivo de fotografias de sua família forçada a deixar a Alemanha antes da segunda guerra.

A partir de três de maio de 2018 ele estará expondo seu trabalho em Haus am Kleistaprk, nesta nossa “cidade maravilhosa”!

Escrito por Thiago Barros