Gordon Parks, o olhar feroz e doce de um humanista elegante

Em 1948 Gordon Parks foi o primeiro fotógrafo negro a ingressar no seletíssimo staff de fotógrafos da revista LIFE. Antes de ser convidado para fazer parte do que na época era considerado o lugar mais alto na pirâmide fotográfica mundial, Parks trabalhou na Farm Security Administration (FSA), sob a rígida direção de Roy Styker.

Em 1942 Parks foi à capital americana, Washington DC, pela primeira vez em sua vida. A cidade lhe causou um desconforto imenso. Muito mais evidente e cruel do que esperava, a segregação racial era presente de uma forma que o fotógrafo não esperava. Roy Stryker lhe sugeriu que conversasse com pessoas que já moravam na cidade há algum tempo. Ato contínuo, Parks percebe, no final do dia, que a faxineira do prédio governamental onde era o escritório da FSA era negra e cuidava das suas tarefas, em um ambiente já vazio, de forma silenciosa e discreta. Depois de uma conversa amena com Ella Watson, Parks pergunta se pode fazer uma foto sua.

unnamed (2).jpg
unnamed (1).jpg

Uma foto posada, pensada e construída a partir de uma ideia. Posicionando a senhora Watson na frente de uma bandeira americana enorme, empunhando uma vassoura na mão direita e um esfregão ao fundo, o fotógrafo recria o famoso quadro "Gótico Americano" do pintor americano Grant Wood.

Nascia assim uma das mais conhecidas e icônicas fotos de Gordon Parks, o fotógrafo humanista de olhar feroz e doce.

 

Escrito por Paulo Marcos Lima


Conteúdos relacionados:

Grupo Interessado em Fotografia
c/ Paulo Marcos M. Lima
 | 20 de fevereiro a 13 de março