apresentando o seu
portfólio
com Ioana Mello
A apresentação de um portfólio muda tudo para um profissional de fotografia! Nesse curso falaremos de edição visual e quais imagens escolher, de como se apresentar, as possibilidades de textos que descrevem seu trabalho com clareza, os portfólios virtuais e os presenciais. Muitos são os modos de mostrar o seu projeto fotográfico e é importante ter nitidez e objetividade.
CURSO
Carga horária: 6hs
minímo 8 alunos
das 9hs às 11hs
de 02 a 03 encontros (via zoom)*
14, 16 e 19*/jun
Investimento: R$300,00 à vista ou a partir de R$335,00 parcelado
*a terceira aula dependerá da quantidade de alunos inscritos, visto que seria uma sequencia das leituras de portfólio que começam na segunda aula.
Público-Alvo
Curso livre para profissionais iniciantes de fotografia, estudantes, recém formados(as) e pessoas que pretendem descobrir ou iniciar sua atuação no mercado de fotografia.
Metodologia
Uma aula teórica e expositiva, realizada online, utilizando textos e estudos de casos para ilustrar os conceitos. Além de uma leitura de portfólio aberta sobre o trabalho dos(as) alunos(as).
Programa – 3 aulas de 2hs
Aula 1 – Como montar seu portfólio
Edição de imagens, textos de apresentação, as bios de cada artista, portfólios virtuais e presenciais.
Aula 2 e 3 - Um olhar sobre o seu trabalho
15 minutos de leitura de portfólio por aluno(a), junto à turma, para discutir e expandir os olhares. Cada artista apresentará o seu trabalho e debateremos em função de sua prática, objetivo e projeto, qual a melhor maneira de apresenta-lo.
Corpo Docente
Ioana Mello é curadora e trabalha entre a Europa e a América Latina. Entre alguns de seus trabalhos, participou do Rencontres d'Arles 2019 com a exposição "What’s going on in Brazil?", na Fundação Manuel Rivera Ortiz, e em 2022 com o projeto "GH" de Masina Pinheiro e Gal Marinelli, finalista do Prêmio Roederer. Em Portugal, participou, com o coletivo Iandé, do festival Diafragma 2021, em Covilhã e no Imago Lisboa 2022. Fez parte do júri do Cali Fotofest 2022 e do Sony World Professional Photography Award 2023. Em Paris, ela faz parte do comitê de aquisição de fotografias brasileiras para a coleção Bnf e organiza, com Alexandre Arminjon, a residência Ithaque para artistas latino-americanes. No Brasil, é uma das 5 diretoras artísticas do festival FotoRio, e foi professora da PUC-Rio.