Foto-filmes 1º módulo

c/ Claudia Tavares

Foto-filme “Concreto e Bruto”, de Tony Queiroga.

CURSO

  • Quarta-feira de 18h30 às 20h30

  • Carga horária: 16h

  • 08 encontros (via zoom)

  • 14/set a 09/nov

    (dia 02/nov não haverá aula)

  • Valor:  R$ 490,00 à vista ou

    R$ 540,00 em 2x.

Os foto-filmes integram a linguagem estática da fotografia com a do cinema, transformando ensaios fotográficos em pequenos filmes. Esse modo de apresentação não leva em consideração somente a imagem em si, mas a montagem como potencializador da expressão artística, contando com adições de outras camadas, tais como, narrações, sonorizações, transições e música. Os foto-filmes, ampliam as possibilidades narrativas e de circulação da apresentação de um trabalho autoral, se tornando mais um desdobramento possível a partir de um mesmo material.   


Programa:

Encontro 1: Histórico dos foto-filmes

Encontro 2: Foto-filmes atuais

Encontro 3: O que é da fotografia e o que é do cinema?

Encontro 4: Editando foto e filme - aproximações e diferenças

Encontro 5: Desvendando programas de edição de vídeo

Encontro 6: Exercícios experimentais - sons/escrita

Encontro 7: Apresentação de projetos de alunos

Encontro 8: Apresentação de projetos de alunos


Professora: Claudia Tavares

Professora Claudia Tavares

Claudia Tavares é Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Instituto de Artes UERJ, Mestra em Artes pela Goldsmiths College, Londres e em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes, UFRJ e formada em Comunicação Social pela FACHA, Rio de Janeiro.

Como artista visual, utiliza principalmente as linguagens da fotografia e do vídeo, em diálogo com desenhos, objetos e cadernos de artista. 

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos espaços, tais como Espaço Cultural Sérgio Porto, Sesc Pinheiros, Galeria Murilo Castro (BH), Plataforma Revólver (Lisboa), 291 Gallery (Londres) Galeria Cozinha, Porto/Portugal, Casa Museu Abel Salazar, Porto/Portugal, Galeria Tempo (Rio de Janeiro), Palácio das Artes em Belo Horizonte, Paço Imperial no Rio de Janeiro, além de feiras de arte como a SPArte, ArtRio e ArtBo (Bogotá). 

Ganhou 3º prêmio com o vídeo “BláBláBlá”, na 9o Bienal Nacional de Santos 2004. 

Fez residência artística na Casa do Artista em Vila Nova de Cerveira, 2017/ programa de residência  LabVerde, Amazonas, 2018/ Artista residente no Festival de Fotografia de Paranapiacaba, 2019.

Ganhou os prêmios Faperj Nota 10 e PDSE Capes, durante a pesquisa de doutorado chamada Um jardim em Floresta, que é também um filme curta-metragem, uma exposição de artes visuais e um livro-objeto.

Ganhou em primeiro lugar na categoria Outras Visões, o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, da Secretaria de Cultura do Ceará