Festivais europeus:

estratégias de inserção

com Ioana Mello

 
 

Como operam os principais festivais de fotografia do mundo e como eles podem dar visibilidade a carreira de um(a) fotógrafo(a).

Introduzir o(a)  participante no universo dos festivais de fotografia, ampliando seus horizontes com uma visão geral das diferentes questões do mercado. Como se apresentar e o que esperar destas arenas internacionais de trocas de saberes e conhecimentos e instigar os(as) alunas a saírem das suas zonas de conforto; colocando a cara a tapa.


CURSO

  • Minímo de 8 alunes

  • Carga horária: 6h

  • 03 encontros (via zoom)

  • 21/mar (terça-feira), 22/mar (quarta-feira) e 28/mar (terça-feira)

  • Investimento: R$300,00 à vista ou a partir de R$335,00 parcelado


Público-Alvo

Curso livre para profissionais de fotografia, estudantes, recém formados(as) e pessoas que pretendem descobrir, se aprofundar ou iniciar sua atuação no mercado de fotografia. 

Metodologia

Aulas teóricas e expositivas, realizadas online, utilizando textos e estudos de casos reais para ilustrar os conceitos. Além de uma leitura aberta sobre o trabalho dos(as) alunos(as). 

Programa – 3 aulas de 2hs

Aula 1 – Panorama dos festivais e mercado de fotografia

Como funciona o mercado? Os maiores festivais e feiras de fotografia internacionais e os possíveis impactos nas carreiras dos participantes. 

Aula 2 – Zoom no intercâmbio França/Brasil

FotoRio e  os dois maiores eventos de fotografia da Europa: Rencontres d’Arles e Paris Photo

Aula 3 – Um olhar sobre o seu  trabalho

15 minutos de leitura de portfólio por aluno(a), junto à turma, para discutir e expandir os olhares. 


Corpo Docente

Ioana Mello é curadora e trabalha entre a Europa e a América Latina. Entre alguns de seus trabalhos, participou do Rencontres d'Arles 2019 com a exposição "What’s going on in Brazil?", na Fundação Manuel Rivera Ortiz, e em 2022 com o projeto "GH" de Masina Pinheiro e Gal Marinelli, finalista do Prêmio Roederer. Em Portugal, participou, com o coletivo Iandé, do festival Diafragma 2021, em Covilhã e no Imago Lisboa 2022. Fez parte do júri do Cali Fotofest 2022 e do Sony World Professional Photography Award 2023. Em Paris, ela faz parte do comitê de aquisição de fotografias brasileiras para a coleção Bnf e organiza, com Alexandre Arminjon, a residência Ithaque para artistas latino-americanes. No Brasil, é uma das 5 diretoras artísticas do festival FotoRio, e foi professora da PUC-Rio.