A Paris Photo e seus meandros

com Ioana Mello

 
 

Com Ioana Mello, o curso “A Paris Photo e Seus Meandros” vem com uma proposta de se aprofundar na maior feira de fotografia: o Paris Photo.

Nesse curso falaremos de como opera uma feira de fotografia, quais as características do Paris Photo e como a feira pode dar visibilidade a carreira de um(a) fotógrafo(a). Além disso, falaremos de todos os eventos que acontecem paralelamente à feira, ao longo do mês de novembro, em Paris.

Queremos introduzir o(a) participante no universo desse festival de fotografia, ampliando seus horizontes com uma visão geral das diferentes questões do mercado. Como navegar, se apresentar e o que esperar destas arenas internacionais de trocas de saberes e conhecimentos. Vamos instigar os(as) alunes a saírem das suas zonas de conforto; colocando a cara a tapa.

PÚBLICO-ALVO

Curso livre para profissionais iniciantes de fotografia, estudantes, recém formados(as) e pessoas que pretendem descobrir ou iniciar sua atuação no mercado de fotografia.

METODOLOGIA

Uma aula teórica e expositiva, realizada online, utilizando textos e estudos de casos para ilustrar os conceitos. Além de uma discussão coletiva sobre uma série dos(as) alunos(as) sob um olhar mercadológico de feira.


CURSO

  • Carga horária: 4h

  • máximo 10 alunos

  • das 9hs às 11hs

  • 02 encontros (via zoom)

  • dias 31/out e 01/nov

  • Investimento: R$300,00 à vista ou a partir de R$350,00 parcelado


Corpo Docente

Ioana Mello é curadora e trabalha entre a Europa e a América Latina. Entre alguns de seus trabalhos, participou do Rencontres d'Arles 2019 com a exposição "What’s going on in Brazil?", na Fundação Manuel Rivera Ortiz, e em 2022 com o projeto "GH" de Masina Pinheiro e Gal Marinelli, finalista do Prêmio Roederer. Em Portugal, participou, com o coletivo Iandé, do festival Diafragma 2021, em Covilhã e no Imago Lisboa 2022. Fez parte do júri do Cali Fotofest 2022 e do Sony World Professional Photography Award 2023. Em Paris, ela faz parte do comitê de aquisição de fotografias brasileiras para a coleção Bnf e organiza, com Alexandre Arminjon, a residência Ithaque para artistas latino-americanes. No Brasil, é uma das 5 diretoras artísticas do festival FotoRio, e foi professora da PUC-Rio.