laboratório de imersão descolonial na curadoria: um exercício de construção de novas éticas no campo da arte c/ joana mazza

[ONLINE]

  • LABORATÓRIO

  • Quartas de 18h30 às 20h30

  • Carga horária: 08h

  • 04 encontros (via zoom)

  • 10/fev a 03/mar

  • Valor:  R$ 300,00 à vista ou R$ 330,00 em 2X.

contato@atelieoriente.com


CAPA.png

Este laboratório compreende 04 encontros onde trabalharemos sobre o tema da curadoria, em especial conectada com as necessidades de mudanças de paradigmas. Para a revisão histórica trabalharemos a partir de uma perspectiva posthumanista, considerando os textos de Donna Harraway e Francesca Ferrando. Com relação ao campo da curadoria na América Latina, os textos de Ana María Sánchez Lesmes, Cecilia Fajardo-Hill, José Roca e Maria Cristina Oliveira Bruno serão discutidos.

Programa:

Encontro 1: Apresentações dos participantes e breve revisão histórica da formação da prática curatorial no campo da arte desde uma perspectiva pós-humanista.

Encontro 2: Exercício pratico coletivo 1 e apresentação dos resultados.

Encontro 3: Exercício pratico coletivo 2 (a partir dos projetos dos participantes) e apresentação dos resultados.

Encontro 4: Roda de conversa sobre a curadoria e a experiência no laboratório.


Professora - Joana Mazza

Joana Mazza é pesquisadora, curadora, produtora cultural e fotógrafa. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação Estudos Contemporâneos das Artes (UFF-Brasil) e colabora com o Grupo de Pesquisa: Interfluxos Contemporâneos-Arte e Sociedade, coordenado pelo Professor Luiz Guilherme Vergara nesta mesma instituição. Recentemente ingressou na Posthuman Latin-American Network. Mazza é mestra em Arte, Pensamento e Cultura Latino Americana pelo Instituto de Estudos Avançados (Universidade de Santiago do Chile). Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes (UFRJ) e pós-graduada em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (Universidade Candido Mendes). Entre suas principais atividades destacam-se a coordenação de exposições do FotoRio (edições de 2003 a 2009), a coordenação do Programa Imagens do Povo (2010 a 2103) compreendendo também a Escola de Fotógrafos Populares de 2012 (Observatório de Favelas), e por fim, assistente de curadoria e direção no MAC de Niterói (2013 a 2015).