FOTOGRAFIA & FILOSOFIA
1º Módulo
com Gustavo Pozza, paulo marcos e victor naine
Imagem: Edward Steichen
“A câmera é um instrumento que nos ensina a ver sem câmera.” Dorothea Lange
Nas primeiras décadas do século XIX a Terra sofreu um abalo sísmico que repercute até os dias de hoje. A descoberta simultânea da fotografia em diferentes países proporcionou uma nova e empolgante maneira de olhar, registrar e guardar o mundo. Com estas imagens veio também a revelação de uma nova sabedoria baseada no que estava para além da bidimensionalidade das fotografias que se espalharam como fogo em mato seco.
Usando como pilar a pergunta filosófica seminal "qual é a natureza da realidade", este curso mergulha nas múltiplas camadas das imagens técnicas e de suas conexões com o real visível,
se fazendo valer de filósofos que enxergaram no cruzamento da filosofia com a fotografia uma forma de dissecar o que chamamos de "realidade".
Estudando autores fundamentais para a filosofia da fotografia, como Roland Barthes, Rosalind Krauss, Susan Sontag, Vilém Flusser e Walter Benjamin; em cada aula serão analisados um trecho de um texto e fotografias, de maneira a provocar o diálogo entre imagem e reflexão filosófica.
CURSO
Sábados de 10h às 13h
Carga horária 15h
05 encontros (via Zoom)
Módulo 1 - Textos Seminais: 11, 18, 25/mai, 01 e 08/jun
Investimento: R$600,00 à vista ou no crédito a partir de R$670,00
*também o possível realizar a inscrição para os 3 módulos do curso, clique aqui para consultar programa e investimento
Programa:
Encontro 1: Texto: A obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade Técnica, de Walter Benjamin (1936). Aspectos abordados: a perda da aura e a reprodutibilidade das imagens
Encontro 2: Texto: Sobre Fotografia, de Susan Sontag (1977). Aspectos abordados: o turismo e o exagero de imagens.
Encontro 3: Texto: A Câmara Clara, de Roland Barthes (1980)
Encontro 4: Texto: A Filosofia da Caixa Preta, de Vilém Flusser (1983)
Encontro 5: Texto: O Fotográfico, de Rosalind Krauss (1990)
PROFESSORES
Gustavo Luiz Pozza
Graduado em fotografia, especialista em imagem publicitária, mestre em filosofia e doutor em filosofia. Autor dos livros "Contemplando um Soldado Morto" e "Anima".
Paulo Marcos de Mendonça Lima
Fotógrafo profissional desde 1980. Curador, editor professor e produtor cultural. Formado em Fotografia pelo Brooks Institute, EUA, e em Jornalismo pela UniverCidade, RJ, foi editor de fotografia dos Jornais O Globo, Lance! e O Dia. Em 2007 publicou Kuruap Quarup, com apresentação de Antônio Callado.
Participou em exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Desde 2016 dirige o Ateliê Oriente junto com Kitty Paranaguá, onde já realizaram mais de 500 eventos de artes visuais, fotografia e cinema. É coordenador de exposições e membro do grupo gestor do FotoRio.
Victor Naine
Graduado em Filosofia (UCP, 2007). Mestre em Estética (PUC-Rio, 2010) e em História da Arte, Coleções e Curadoria (UCD, Dublin, 2021). Pós-graduado em Fotografia & Imagem (IUPERJ / UCAM, 2015). Professor da Pós-gradução em Fotografia & Imagem (IUPERJ / UCAM, 2015-2017). Fotógrafo e editor (I Hate Flash, 2013-2017). Diretor de fotografia e roteirista (Mítica Filmes, 2012-2014).