turma disponível


  • terças e quintas, de 19h às 21h30 | de 02 de julho a 18 de julho

    Aula inaugural aberta ao público dia 27 de junho, de 19h às 21h30

inscrições até 28 de junho


Informações básicas

  • carga horária: 15h (6 aulas)

  • valor: R$480 (em até 4x sem juros de R$120) ou R$432 (c/ desconto à vista em dinheiro, cheque ou depósito)

O ser é o que exige de nós criação,
para que dele tenhamos experiência.
— Merleau-Ponty

Por que Platão foi um crítico das artes? Por que Schiller parou de escrever seus poemas para se dedicar ao pensamento de Kant? O que Merleau-Ponty tem a dizer sobre o perfeccionismo de Cézanne ou Walter Benjamin sobre ausência de aura na fotografia?

O curso visa introduzir os fotógrafos, artistas e curiosos no universo das reflexões mais profundas acerca das artes, desde os clássicos aos pensadores contemporâneos, estabelecendo diálogos entre a filosofia e o fazer artístico, com foco nas artes visuais. A proposta é ampliar o nosso conhecimento para aprendermos a ler uma obra de arte, enxergar o que há de político numa outra ou apurar os nossos sentidos adormecidos.

Programa

Aula aberta (27 de junho): Crítica a documentários sobre arte

• Por que a Arte Moderna é tão ruim? (6min)

• Por que a Beleza importa? (59min)

• Crítica aos filmes

• Debate e convite ao curso completo

Aula 1: Provocações iniciais

• É possível ser crítico e artista?

• Gosto não se discute?

• O gosto ou “aquilo que agrada universalmente sem conceito” (Kant)

• A provocação de Bourdieu

• Quais os limites (morais) da arte?

• A educação dos sentidos

• Fetiche e conhecimento; ascetismo estético e coleção de saberes

• Industria cultural e entretenimento de massa

• Kitsch e apropriação: “Se é arte não é para todos; se é para todos não é arte”

Aula 2: Estética e Filosofia da Arte

• Antes de tudo: o que é Filosofia? O que é Arte?

• Da etimologia aos conceitos

• Estética ou Filosofia da Arte?

• “A beleza não se encontra na Natureza” (Hegel)

Aula 3: O Belo, o feio e o insignificante

• A beleza existencial e o Belo ideal ou o Belo metafísico e a crítica de Kant

• Por que fazer artes visuais se a música é “a mais pura das artes”?

• Arte figurativa x arte abstrata

• Merleau-Ponty e a Dúvida de Cézanne

Veja bibliografia sugerida aqui.

Aula 4: Dos Clássicos aos Contemporâneos

• Entre Platão e Plotino e o papel das artes

• A Poética de Aristóteles: mimese e catarse

• Diferenças entre a arte clássica e a arte contemporânea para o pensamento

• Arte clássica como manifestação do Belo

• Arte moderna como manifestação política

Aula 5: Como analisar uma obra de arte?

• Valor de Culto x Valor de Exposição (Benjamin)

• Aura e reprodução

• Arte e técnica

• Arte e artesanato

• O artista e o gênio

• Rancière e a Partilha do Sensível

• Schiller, entre a moral e arte

• Sensibilidade, sensação e entendimento

Aula 6: Debate e análise

• Análise das obras de artistas comentados durante o curso

• Análise das obras dos alunos (opcional)

• Confraternização e considerações finais

Valor: R$480 (em até 4x sem juros de R$100) ou R$432 (c/ desconto à vista em dinheiro, cheque ou depósito)

Formas de pagamento:
- Em até 4x sem juros pelo PagSeguro;
- Boleto emitido pelo Boleto Fácil;
- À vista com 10% de desconto (via depósito);
- À vista com 15% de desconto para ex-alunxs (via depósito).

Política de cancelamento
1) Sobre cancelamento do curso por parte do aluno:

- com 7 dias de antecedência: reembolso integral;

- entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%;

- últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento; ao evento: sem reembolso.

Solicitar o cancelamento através do email contato@atelieoriente.com.

2) Sobre cancelamento ou adiamento do curso por parte do Ateliê Oriente:

A realização do curso nas datas agendadas está sujeita a um número mínimo de participantes. Caso não seja atingido o quórum, ou por motivos de força maior, adiaremos a data de início em 15 dias. Você será avisado na data anterior e poderá optar em continuar matriculado ou ter os valores pagos restituídos integralmente num prazo máximo de sete dias.

Veja onde estamos.

Imagem de divulgação: filme Ruby Sparks - a namorada perfeita, direção Jonathan Dayton e Valerie Faris


Professor:

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Victor Naine é graduado em Filosofia (UCP, 2007). Mestre em Estética (PUC-Rio, 2010 – dissertação sobre imagem e crítica em Walter Benjamin) e pós-graduado em Fotografia & Imagem pela IUPERJ / UCAM (2015), onde foi professor de 2015 a 2017. Fotógrafo e editor da empresa I Hate Flash, por quatro anos. Foi diretor de fotografia e roteirista da Mítica Filmes com realizações de três curtas apresentados no Espaço Itaú de Cinema (2014).