• 9h (3 aulas)
  • 3x R$113,33 (total: R$340)

turmas abertas

  • 10, 11 e 14 de agosto | sexta: de 19h às 21h30, sábado: de 14h às 18h e terça: de 19h às 21h30
 
 

Livro Inventado é um workshop que aborda o livro experimental como linguagem. Nele você vai receber todo suporte para a proposição de um livro e vai poder organizar e articular o seu pensamento plástico através do binômio seleção/combinação.

Livro Inventado é um conceito aberto. Em sentido prático é um suporte híbrido de livro de artista, fotolivro, fanzine, impressos, livro objeto, livro manifesto e também, livro como exposição, livro como performance, etc. Ou seja, o livro não como fim, mas como processo.

O programa contempla a apresentação de referências visuais sobre o Livro Inventado, apresentação dos trabalhos dos participantes e a proposição individual de livro, a ser apresentada na última aula.

Além disso, há a possibilidade de você poder participar da exposição Livro Inventado, em outubro de 2018, na Galeria Oriente, com curadoria de Marcos Bonisson. 

Programa:

  • 20 e 21/04

Apresentação de referências visuais sobre Livro Inventado;

Panorama dos três dos mais importantes eventos do calendário artístico mundial: Bienal de Veneza, Documenta de Kassel e Münster: Skulptur Projekte, nos quais o conceito de Livro Inventado se fez presente.

  • 24/04

Apresentação por parte dos participantes de suas proposições para um Livro Inventado.

Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)

- Boleto bancário

- Débito online

Para pagar em cheque (em até 2x sem juros), ou à vista em dinheiro ou depósito (com 10% de desconto), entre em contato conosco: contato@atelieoriente.com

--

Imagem de divulgação: livro inventado de Teresa Carvalho


Professor:

 Victor Naine, professor de workshop de fotografia de eventos alternativos

Marcos Bonisson é artista e mestre em Ciência da Arte (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É  graduado em Letras (UNESA) e Pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV Parque Lage (1977–1981). Participou da 27ª Bienal Internacional de São Paulo em 2006 e tem participado em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Publicou o Livro Arpoador (Editora Nau, 2011), o Catálogo Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e o Livro ZiGZAG pela Editora Bazar do tempo em 2017. Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, e a na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015.