Workshop "Fotojornalismo Sec. XXI: Velocidade e Qualidade", c/ Júlio César Guimarães

 

Dias 22 e 23 de julho (sábado e domingo)

De 9h às 17h (pausa de 01 hora para almoço)

Ementa:

As novas tecnologias que surgem a todo momento e a onipresente internet impõem um grande desafio ao fotojornalismo hardnews atual: como conciliar a qualidade da imagem com o imediatismo da notícia em tempo real.  Júlio César Guimarães com seus quase 30 anos de experiência lidando com todos os tipos de adversidades do fotojornalismo diário, vem demonstrar para os alunos neste workshop, na teoria e na prática, como obter imagens impactantes e cumprir prazos. Como planejamento, concentração e um olhar ágil fazem toda diferença na carreira de um fotojornalista, mantendo um olhar  atento para os valores estéticos e históricos das fotografias realizadas no calor dos acontecimentos e outro no relógio que não pára nunca.

Programa e assuntos abordados:

Através da projeção de fotos do professor, os temas abordados serão: Composição, harmonia e momento certo

Fotografia como ato  político

Fotografia como uma caça ao tesouro. A busca do desconhecido.

A evolução dos equipamentos nos últimos 20 anos

O Fotojornalismo em transição como uma profissão.

A imprensa como produto.

A inversão do eixo de informação

A Fotografia como instrumento de transformação e conscientização sociais.

O jornalismo tradicional e a era digital.

Evolução do Fotojornalismo na transmissão de fotos: das telefotos à transmissão diretamente da câmera.

A qualidade da foto e a luta contra o tempo

Edição rápida e certeira.

A sobrevivência do Fotojornalismo.

Interpretação versus transcrição dos fatos.

O último dia do workshop será dedicado à prática. Durante duas  horas a  turma sairá junto para fotografar perto do Ateliê Oriente (A feira livre da Glória e a Marina da Glória são dois possíveis assuntos). Voltam para o Ateliê, onde todas as fotos serão descarregadas e os alunos irão aprender, e a fazer eles mesmos, todas as etapas do processo: pré-edição, identificação, legendagem, tratamento básico, transmissão e feedback.

 

Carga horária: 14 horas

Investimento: R$ 420

Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)

- Boleto bancário

- Débito online

 

* Júlio César Guimarães é repórter Fotográfico desde 1988, trabalhou no O Dia, O Globo, Lance! e nas agências AP, EFE, Reuters e Getty Images. Foi editor de Fotografia no site Uol de 2010 a 2017. Lecionou Fotojornalismo Esportivo na Fundação Mudes e na Pós Graduação da Facha.  Cobriu as Olimpíadas de Sydney, Atenas e Rio e as Copas do Mundo da França, Alemanha e Brasil.  Vencedor dos prêmios nacionais de Fotografia “V Imprensa Embratel”  e “XXV Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”. Atualmente é fotógrafo freelance baseado no Rio de Janeiro.