Workshop Fotografia e produção na gastronomia japonesa, c/ Ricardo Pimentel e Alex Jorge

 

25, 26 e 27 de abril

Terça, quarta e quinta - De 19h às 22h

Objetivo: Dar aos alunos experiências básicas com a fotografia gastronômica em estúdio, com suas respectivas montagens e trucagens, segmentando as experiências sobre a culinária japonesa. Capacitá-los a operar o fluxo do trabalho fotográfico em estúdio e ter noções sobre iluminação e produção dos alimentos para fotografias em estúdio. 

Programa: 

1ª aula – Produção de cena com espeto de camarões devidamente maquiado: passo a passo para composição e iluminação de cena de espeto de camarões maquiado para simular fritura e todos os demais truques para fazer a cena atraente. Composição complementada por diversos adereços de cena fazendo entorno ao produto principal.

2ª aula – Produção de mesa com sushi de polvo: montagem de cena de mesa, com conceito marinho na ambiência. Escolha de fundo adequado à linguagem, bem como da respectiva palheta de cores. 

3ª aula – Produção de Makimonos: cena de mesa com guarnição de sushirolls, cercados por elementos de entorno para compor detalhe de balcão de uma típica casa japonesa de serviço de bar, tais como bebidas e temperos típicos para acompanhamento. 

OBS: Os alunos poderão trazer seus equipamentos, caso queiram usá-los durante as aulas. Além disto, serão estimulados a produzir material por conta própria em horário fora de aula, com produções caseiras, cujos detalhes serão demonstrados e analisados em sala pelo professor, caso venham ser apresentados. 

 

Carga horária: 09 horas

Investimento: R$600

Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)

- Boleto bancário

- Débito online

 

* Ricardo Pimentel é graduado em Comunicação com Especialização em Áudio Visual pela Univercidade e pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM. À partir de 1999 até 2007, ministrou a disciplina Fotografia Publicitária nos cursos de Comunicação e Politécnico de Propaganda e Marketing, da Universidade Estácio de Sá. É professor de Fotografia dos cursos de Comunicação da ESPM desde Março de 2003. Fotógrafo titular do estúdio Imagemagia desde Janeiro de 1984, atuante no mercado publicitário, prestando serviços para inúmeras agências de publicidade e empresas em geral. 

* Alex Jorge se dedica profissionalmente desde 1989 à arte da culinária japonesa, possuindo formação sólida de alto nível ao atuar como sushiman em diversos restaurantes especializados como Shogun, Sushimar, Kotobuki, Japa e Wasabi já tendo trabalhado com alguns mestres renomados como Sueiro Hirohata, Tanaka, Chef Oyama e Rogerio Mizutami. Já ministrou cursos de culinária japonesa no restaurante CLUBE GOURMET, no RIO SHOW GASTRONOMIA e é icone em cursos de culinária japonesa para crianças.