• 20h (8 aulas)

  • 4x R$160 (total: R$640)


TURMAS ABERTAS

  • 17 de janeiro a 12 de fevereiro 2019 | terças e quintas: de 19h às 21h30

 
 

O curso pretende capacitar você para a escrita de um roteiro, trabalhando seus formatos, a técnica e a criatividade para a análise de filmes e conteúdos audiovisuais e tornar você consciente do próprio processo criativo, livre de fórmulas e manuais.
Através de teorias, exemplos e exercícios práticos serão apresentados os conceitos de storytelling, a formatação do roteiro, construção de personagens, estruturas narrativas, noções de gênero, formatos e outros caminhos para além dos modelos clássicos e dominantes. 

Programa:

Aula 1 – Contar histórias
A primeira aula introduz sobre a arte de contar histórias e as relações para a construção do roteiro cinematográfico, discutindo o papel do roteirista e o processo de escrita do roteiro – da ideia à entrega final.

Aula 2 – A estrutura narrativa
A aula vai abordar os conceitos de trama, enredo, ação dramática, explorando o que chamamos de atos, pontos de virada, clímax e resoluções. Além disso, falaremos sobre as rupturas desses mecanismos – cinemas novos, de vanguarda, experimentais, minimalistas e os chamados cinemas de fluxo.

Aula 3 – A jornada do herói e arquétipos
A aula busca explorar o conceito da jornada do herói, os arquétipos e como os percebemos em nossa cultura, nas histórias e nos filmes.

Aula 4 – A construção dos personagens
A aula foca na construção dos personagens, suas funções dramáticas e objetivos. Da criação da psique às ações que desenvolvem na trama, o que torna um personagem consistente, complexo e verossímil? Qual a relação entre a construção do universo dramático e a construção do personagem?

Aula 5 – Formatações
Antes de chegar ao tratamento final de um roteiro, há o processo de escrita que envolve a logline, sinopse e argumento. A aula vai abordar tais etapas, de forma que você compreenda e exercite as características de cada uma delas. Além disso, serão expostos os formatos e padrões técnicos de escrita do roteiro vigentes no mercado.

Aula 6 – Formatos
Depois de percorrermos um caminho sobre a estrutura narrativa, construção de personagens e elaboração de tramas a aula vai abordar como esses elementos se diferenciam diante dos formatos curta-metragem, longa, ficção seriada e o documentário, por exemplo.

Aula 7 – O roteiro e os gêneros
O horror, a comédia e o melodrama são gêneros construídos a partir de repertórios estéticos e narrativos bastante consolidados. Qual o papel do roteiro para a criação das respectivas atmosferas, sensações e particularidades de cada gênero?

Aula 8 –  Encerramento e confraternização
A última aula pretende reunir os alunos em uma confraternização, comentar os pontos levantados, o que pode ser melhorado e fazer uma breve discussão a respeito dos processos criativos em relação à escrita.

Formas de pagamento:
- Em até 4x sem juros pelo PagSeguro (inscrição online);
- Boleto emitido pelo PagSeguro (inscrição online);
- Em cheque em até 3x (inscrição presencial);
- À vista com 10% de desconto (inscrição por email: contato@atelieoriente.com).

Política de cancelamento
Condições:
- com 7 dias de antecedência: reembolso integral
- entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%
- últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento ao evento: sem reembolso
Solicitar o cancelamento através do email contato@atelieoriente.com

Foto de divulgação: Marilyn Monroe lendo o script do filme ‘Niagara’, junho de 1952. Foto de Jock Carroll.

Veja onde estamos.


Depoimentos:


Professora:

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_1b1.jpg

Renata Spitz é formada em cinema pela UFF, trabalha com roteiro e direção na produtora Terra Bruta. Dirigiu e escreveu três curtas-metragens e quatro webséries exibidos em festivais, premiados e licenciados para canais de TV. Entre eles destacam-se os curtas Debaixo do céu, Ventania, Encontro dos Rios e os programas no formato documentário Sintropia e Interiores. Ocupa também o cargo de Diretora de Projetos no Serra Ação - Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região Serrana.