Nossos Professores

 
 
drica_quemsomos.png

ADRIANA BRAGA

É coordenadora da Galeria Oriente, produtora e consultora de arte formada em Design e História da Arte pela PUC-Rio. Tendo passado pelo mercado de luxo, trabalhou com colecionadores e feiras de artes nacionais e internacionais.

 
 Aline Brant, professora do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Aline Brant

Artista brasileira que utiliza o retrato como ferramenta para a criação de suas obras. Integra a vertente da intervenção analógica em fotografia, aonde aplica, entre outras técnicas, o bordado livre, seu principal caminho de expressão em arte.

 
 Felipe Braga, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Felipe Braga 

Artista visual e pesquisador. Mestre em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ), doutorando em Literatura, cultura e contemporaneidade (PUC-Rio). Participou do programa de Praticas Artísticas Contemporâneas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Realizou exposições individuais e coletivas em algumas instituições como Casa França Brasil, EAV Parque Lage, Galeria A Gentil Carioca, Galeria Bolsa de Arte (SP), Centro Cultural São Paulo, RedBull Station, entre outros. Participou das residências artísticas RedBull (SP) e Largo Residência (Lisboa). Publicou os livros independentes Museu Espetacular de 1 dia e National Geographic Channel. Recentemente foi selecionado para a Temporada de Projetos do Paço das Artes 2018 em São Paulo.

 
 Kitty Paranaguá, professora do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Kitty Paranaguá 

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada no curso Fotografia: imagem, memória e comunicação pela UCAM – RJ. Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no Jornal do Brasil, onde trabalhou por quatro  anos.Tem trabalhos na coleção Joaquim Paiva e Thomas Kellner. Em 2011, publicou o livro Copacabana  pela editora Barléu. Com participação em diversos livros e exposições, é uma das fundadores do Ateliê Oriente.

 
 Larissa Melo, professora do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Larissa Melo 

Formada em Realização e Produção Audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro; Pesquisadora e monitora do Projeto Cinema e Memória. Graduanda de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia UERJ. Formada em Artes Cênicas em Instituto Nossa Senhora do Teatro e Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Diretora do Curta-Metragem “Pássaro Preto” junto com Safira Moreira em 2017. Produtora e Mediadora no Projeto Fumacê.Mov, que visa o aprendizado do audiovisual na região da Zona Oeste.

 
 Marcos Bonisson, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Marcos Bonisson 

Artista e mestre em Ciência da Arte (UFF). Graduado em Letras (UNESA) e Pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV Parque Lage (1977–1981). Participou da 27ª Bienal Internacional de São Paulo em 2006. Publicou o Livro Arpoador (Editora Nau, 2011) e o Livro ZiGZAG (Editora Bazar do tempo, 2017). Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, e a na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015.

 
 Paulo Marcos, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Paulo Marcos de Mendonça Lima

Graduado em fotografia pelo Brooks Institute (EUA), em jornalismo pela Faculdade da Cidade e pós graduado em fotografia pelo IUPERJ/UCAM. Fotógrafo profissional desde 1980. Em 2015 e 2016 foi um dos leitores de portfólios do FotoRio. Em 2016 foi co-curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, juntamente  com o seu criador e diretor geral Giancarlo Mecarelli.

 
 Tanja Baudoin, professora do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Tanja Baudoin 

Curadora holandesa e tem um mestrado em História da Arte pela Universidade de Amsterdã. Integrou a equipe de curadores da instituição de arte de performance If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution, onde coordenou novas comissões, um grupo de leitura, projetos educacionais e publicações. Veio ao Brasil para a residência do Capacete em 2015, ensina no Parque Lage e em aulas particulares. Gosta de escrever sobre arte.

 
 Thiago Barros, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Thiago Barros 

Mestrando em Artes Visuais pela UERJ. Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Foi laboratorista de preto e branco durante dezoito anos. Expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia. Incorpora as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateubriand e Museu Nacional de Belas Artes.

 
 Reinaldo Hingel, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Reinaldo Hingel

Pós-graduado em História da Arte e Arquitetura no Brasil com habilitação em Didática do Ensino Superior pela PUC/RJ. É professor de Fotografia na Pós- Graduação em Produção de Moda Styling na Universidade Veiga de Almeida e professor de Fotografiana graduação de moda na Universidade Cândido Mendes. Leciona também no Ateliê Oriente, na Associação Brasileira de Arte Fotográfica e em Furnas. Fotógrafo profissional desde 1996, colaborou na editoria de moda do Globo, Jornal do Brasil e O Fluminense. Foi assistente de fotografia em Paris por 2 anos. Atualmente trabalha com retratos e projetos artísticos.

 
 Roberta Barros, professora do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Roberta Barros

Artista visual, pesquisadora e professora. Mestre e doutora em Artes Visuais pela EBA-UFRJ. Autora do livro Elogio ao Toque: ou como falar de arte feminista à brasileira, fruto de pesquisa vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses. Em 2016, foi responsável pela organização de conteúdo e curadoria do evento Diálogos sobre o feminino: contextos brasileiros nas artes (visuais), realizado nos Centros Culturais do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

 
 Simone Rodrigues, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Simone Rodrigues

Artista visual, historiadora e curadora independente. Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio), diretora na NAU Editora e professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Trabalha há mais de 20 anos com projetos que articulam educação, produção e mostras de arte e fotografia. Realizou pesquisa e curadoria da exposição A pintura em Pânico – fotomontagens de Jorge de Lima (2010). É autora do projeto Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome, com retratos e histórias de casais LGBTQI.

 
 Ursula Tautz, professora do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Úrsula Tautz 

Cursou a ESPM, além de ter frequentado oficinas da “School of Visual Arts /NY”, e a partir de 2005 a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2013 integrou o Programa Projeto de Pesquisa, coordenado por Glória Ferreira e Luiz Ernesto. Participou de várias exposições coletivas, além das individuais “Frestas por onde Muros escoam” reinaugurando o Jardim da Reitoria da Universidade Federal Fluminense/RJ; “Lugar familiar” no projeto Zip’Up na Zipper Galeria/SP e “Fluidostática” na Galeria do Lago (Museu da República/RJ). Foi também selecionada pelo crítico Fernando Cocchiarale para o “Programa Olheiro da Arte” e finalista do Prêmio Mercosul das Artes Visuais Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, com seleção de Luiza Interlenghi, Jorge Luiz Miguel e Izabel Machado da Costa.

 
 Victor Naine, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Victor Naine 

Graduado em Filosofia (UCP, 2007). Mestre em Estética (PUC-Rio, 2010 – dissertação sobre imagem e crítica em Walter Benjamin) e pós-graduado em Fotografia & Imagem pela IUPERJ / UCAM (2015), onde foi professor de 2015 a 2017. Fotógrafo e editor da empresa I Hate Flash, por quatro anos. Foi diretor de fotografia e roteirista da Mítica Filmes com realizações de três curtas apresentados no Espaço Itaú de Cinema (2014).

 
a74309175509.57ecbbe987d7d.jpg

WAGNER FERRER

Designer, publicitário e especialista em branding online e offline, integrou as equipes da Binder, Manufatura, Conecta Design, Mescla, Dartagnãn Artes, ArtPlan e Cerimônias Cariocas 2016, onde era responsável pelo branding; atuando na comunicação de todos os projetos. Individualmente já trabalhou para Correios, Ancar Ivanhoe, INPI, Petrobras e Firjan. Trabalha com acompanhamento de novos artistas, faz parte da revista de arte GRUA e na galeria Janaína Torres como produtor e colaborador do Rio de Janeiro.

 

CONVIDADOS


 
 Cesar Barreto, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Cesar Barreto 

Atua há quarenta anos como fotógrafo profissional, é autor de ensaios e exposições diversas, printer em preto e branco e instrutor. Em seu trabalho pessoal dedica-se prioritariamente à fotografia analógica e em grande formato. Em 2013 publicou pela Casa da Palavra o livro Rio Pictoresco. Na função de impressor ou no tratamento digital de imagens contribuiu para livros e exposições de Evandro Teixeira, Marcos Prado, Rogério Reis, Fundação Pierre Verger e Walter Firmo, entre outros. Possui obras nas coleções de Joaquim Paiva, Biblioteca Nacional, Coleção Masp/Pirelli, MNBA, Museu da Fotografia de Curitiba e MAR – Museu de Arte do Rio.

 
 Cícero Rodrigues, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Cícero Rodrigues

Formado em Comunicação Social pela UFRJ. Nos anos 80 e 90 colaborou como fotojornalista em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, como o jornal a Folha de S. Paulo e a revista Veja. Posteriormente,  atuou no mercado publicitário, produzindo fotografias de produtos e modelos para agências de propaganda e escritórios de design. Atualmente é especializado em imagens corporativas, projetos editoriais e retratos.

 
 João Roberto Ripper, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

João Roberto Ripper

Trabalhou como repórter-fotográfico dos seguintes jornais e agências fotográficas: Luta Democrática, Diário de Notícias, Última Hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra. Atuou como diretor na Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas. Foi coordenador das campanhas pela obrigatoriedade do crédito na fotografia e contratos de direito autoral e o responsável pela criação e implantação das tabelas de preços mínimos. Idealizador e coordenador do Projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas.

 
 Maurício Lissovsky, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Maurício lissovsky

Historiador e roteirista. Doutor em Comunicação, professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Pesquisador de história e teoria da fotografia, com vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

 
 Renan Cepeda, professor do Ateliê Oriente, escola de Fotografia RJ

Renan Cepeda

Formado em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ. Cursou Comunicação pela Faculdade da Cidade. Começou a fotografar aos 11 anos de idade.  Em 1996 fundou o “Arte de Portas Abertas” e a Chave Mestra - Santa Teresa. Dedicando-se hoje integralmente à fotografia de arte, é reconhecido pelas pesquisas artísticas sobre técnicas fotográficas incomuns, como a fotografia infravermelha e o light painting, com vários prêmios e exposições no Brasil e exterior.