Curso Práticas Fotográficas, c/ Kitty Paranaguá e Paulo Marcos

 

24/junho a 19/agosto

Sábados, de 9h30 às 12h

Nesse curso será estimulada a prática supervisionada. Serão 3 saídas fotográficas onde o grupo estará sempre acompanhado de um dos professores. A ideia é que a fotografia seja feita de uma maneira prazerosa, onde os alunos, através de uma intensa prática, poderão expandir seu olhar fotográfico. 

Trataremos de três tipos de fotografia  no curso: fotografia urbana, paisagem e retratos com luz natural. Os trabalhos dos seguintes fotógrafos serão abordados: William Eggleston, Cristiano Mascaro, Henri Cartier-Bresson, Edward Weston, Luiz Braga, Luiz Cláudio Marigo, Ansel Adams, César Barreto, Kitty Paranaguá, Bruce weber, Helmut Newton, Herb Ritts, Martin Munkácsi, Evandro Teixeira. Serão estimuladas leituras de textos relacionados à fotografia e apresentação de livros de fotógrafos.

 Programa:

 Encontro 1

- Apresentação da turma e da proposta de curso.

- Apresentação dos  fotógrafos nacionais e internacionais que trabalham com fotografia urbana. Instigar os alunos abuscar inspiração para a primeira saída prática.

Encontro 2  

Prática I

Encontro 3  

Análise das fotos produzidas na prática I – ensaio de 10 fotos com título

Encontro 4

Apresentaçãoe análise de trabalhos de fotógrafos que se inspiram na paisagem.

Encontro 5

Prática II

Encontro 6  

Análise das fotos produzidas na prática II

Encontro 7

Apresentação de trabalhos de fotógrafos que se destacaram fazendo retratos com luz natural.

Encontro 8  

Prática III_ Inspirados no material que foi visto e discutido em sala , o desafio vai ser fazer retratos com a luz ambiente.

Encontro 9  

Análise e mostra de encerramento com uma seleção das fotos produzidas pelos alunos.

 

Obs.: As saídas em local de risco serão acompanhadas de um segurança.

 

Carga horária: 22h30

Valor R$ 600,00

Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)
- Boleto bancário
- Débito online

 

 

Kitty Paranaguá

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada no curso Fotografia: imagem, memória e comunicação pela UCAM – RJ. Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no Jornal do Brasil, onde trabalhou por quatro  anos.

Tem trabalhos na coleção Joaquim Paiva e Thomas Kellner. Em 2011, publicou o livro Copacabana  pela editora Barléu. Com participação em diversos livros e exposições, é uma das fundadores do Ateliê Oriente.

 

Paulo Marcos de Mendonça Lima

Graduado em fotografia pelo Brooks Institute (EUA), em jornalismo pela Faculdade da Cidade e pós graduado em fotografia pelo IUPERJ/UCAM. Fotógrafo profissional desde 1980. Atualmente é fotógrafo independente, curador e professor. Foi docente na Graduação da Universidade Cândido Mendes e atualmente leciona na sua pós graduação. Desde 2012 coordena o GIF (Grupo Interessado em Fotografia) e a partir de 2014 tornou-se um dos sócios diretores do Ateliê Oriente. Em 2015 e 2016 foi um dos leitores de portfólios do FotoRio. Em 2016 foi co-curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, juntamente  com o seu criador e diretor geral Giancarlo Mecarelli.

 

Foto divulgação: "A pele da cidade" - Kitty Paranaguá