• 16h

  • R$640


Turmas Abertas

  • 17 e 18 de novembro | sábado e domingo: de 09h às 18h (pausa de 01h para almoço)

O mundo mudou e a difusão da arte também. Atualmente para você, artista, se apresentar ou participar de editais, exposições e feiras, suas metas e objetivos devem ser claros. Você já sabe quais são eles? Sabe fazer uma declaração de artista? Bio e CV? Adaptar ideias para você? Isso é o que chamamos de Planejamento Artístico. 

A proposta desta imersão é aprender ferramentas para construir a imagem de um artista e/ou projeto, detalhar as etapas desse Planejamento Artístico e exercitar o passo a passo da elaboração de um plano estratégico.

A imersão visa analisar o pensamento estratégico do artista como uma ferramenta para reflexão sobre seu trabalho, desenvolvimento da habilidade crítica e também no uso dos instrumentos de formulação de meios para se atingir metas. 

Ao tratar da elaboração da estratégia, além de identificar suas etapas, também iremos discutir os conceitos de missão, cenários, visão de futuro e planos de ação da sua carreira artística.

Não existe uma única maneira de formular estratégias para todas os artistas. A melhor maneira é variável e de acordo com as características do seu trabalho e suas necessidades. O processo de formulação da estratégia estabelece as direções gerais da sua  posição de artista, apontando o sentido onde ela crescerá e se desenvolverá. O planejamento artístico estratégicos define como deslocar, realocar, ajustar, reconciliar de modo sistemático os recursos disponíveis e como utilizar as competências para aproveitar as oportunidades emergentes no ambiente e neutralizar as possíveis ameaças. As estratégias sustentam a capacidade do artista de manobrar em meio a cenários cada vez mais mutáveis, dinâmicos e complexos.

Esta imersão se destina a artistas e pessoas com trabalhos artísticos, iniciando projetos, que desejam melhorar seu pensamento estratégico e as habilidades no assunto, buscando crescimento, ascensão profissional e/ou aceleração na carreira.

Objetivos da Imersão
• Analisar o ambiente e mercado e identificar a posição do seu trabalho artístico ou projeto, extraindo o essencial para o desenvolvimento de estratégias; 
• Entender o processo do pensamento estratégico e planejamento artístico utilizando-os na prática;
• Compreender o processo integrado de planejamento possibilitando o entendimento das várias partes que o compõem e as interrelações com forças e fraquezas internas e externas;
• Criar planos estratégicos após vivenciarem a prática do planejamento.
• Construção do seu plano estratégico após a vivencia da prática.

Metodologia
Este workshop utilizará uma variedade de técnicas interativas para assegurar máximo entendimento, compreensão e retenção da informação apresentada. Estão incluídas técnicas práticas como atividades em grupo, parte teórica dialogada, discussões e estudos de casos.

Formas de pagamento
Cartão de crédito (até 10x com juros) | Boleto | Débito online
Para pagar em cheque (até 2x sem juros), ou à vista em dinheiro ou depósito (com 10% de desconto), entre em contato conosco: contato@atelieoriente.com

Política de cancelamento
• Com 7 dias de antecedência: reembolso integral
• Entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%
• Últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento ao evento: sem reembolso
• Solicitar o cancelamento através do email contato@atelieoriente.com

Professores:

WS.png

Adriana Braga é coordenadora da Galeria Oriente, produtora e consultora de arte formada em Design e História da Arte pela PUC-Rio. Tendo passado pelo mercado de luxo, trabalhou com colecionadores e feiras de artes nacionais e internacionais.
Wagner Ferrer é comunicólogo, designer e especialista em criação de identidades. Integrou as equipes da Binder, Manufatura, Conecta Design, Mescla, Dartagnãn Artes, ArtPlan e Cerimônias Cariocas 2016 - onde fui responsável pelo branding e atuando na comunicação de todos os projetos. Individualmente já atendeu a Ancar Ivanhoe, Correios, INPI, Petrobras e Firjan. Trabalha como Art Adviser acompanhando artistas visuais. Faz parte da Feira Oriente, é colaborador na Galeria Oriente e na Janaína Torres (SP), como produtor do Rio de Janeiro.