Fotografia iniciante, c/ Orientes (NOITE)

 

De 21/setembro a 23/outubro

Segundas, quartas e quintas - De 19h às 21h30

Duas saídas práticas aos sábados de manhã 

Ementa:

Este curso se destina àqueles que querem ingressar no universo da fotografia de forma consistente, abordada teórica, técnica e conceitualmente. Ministrado pelos quatro sócios e  fotógrafos do Ateliê Oriente (Ana Dalloz, Kitty Paranaguá, Paulo Marcos e Thiago  Barros), o curso possui o diferencial de oferecer a fotografia através de diferentes visões e abordagens, fazendo deste uma experiência e um aprendizado que vai além do básico.

Objetivos:

Preparar o participante para ter o pleno controle e domínio da câmera fotográfica e da imagem digital; refletir sobre o comportamento da luz e seu melhor aproveitamento; discutir questões sobre a formação da imagem e abordagens conceituais ligadas a sua estética; e ampliar seu repertório imagético.

Programa:

15 aulas de 2h30 (carga horária: 37h30)

1º encontro: 

Apresentação do curso, alunos e professores;

Início à introdução da formação da imagem

2º encontro:

Formação da imagem;

Pequeno histórico da Fotografia e sensibilização da imagem

3º encontro:

Câmeras e suas funções

4º encontro

Objetivas, especificidades e acessórios

 encontro

Saída prática com exercícios de fotometria / diafragma e velocidade

6º  encontro

Análise das fotos produzidas na saída prática

7º  encontro

Experimentações com a luz;

Pequena prática em sala de aula

8º encontro

Composição da imagem

9º encontro

Cor

Cores primárias, balanço do branco e temperatura de cor

10º encontro

A imagem digital e sua natureza + impressão

11º encontro

Saída prática “A câmera é um detalhe.”

Uma saída fotográfica de observação, com e sem câmera

12º encontro

Análise das fotos produzidas na saída prática

13º encontro

Análise do exercício proposto na 10ª aula

14º encontro

Tratamento básico de imagem (Victor Naine)

15º encontro

Encerramento;

Exibição dos trabalhos produzidos durante o curso

 

Carga horária: 37h30

Investimento: R$860

Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)

- Boleto bancário

- Débito online

 

Professores:

Ana Dalloz

Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ e Bacharel em Fotografia, com Habilitação em Arte e Cultura pela Faculdade de Comunicação e Artes SENAC São Paulo. Foi docente do SENAC SP nos cursos Técnico e Básico de Fotografia e, mais recentemente, artista-educadora no Instituto Moreira Salles RJ. Atualmente é uma das sócias diretoras do Ateliê Oriente e produz ensaios autorais.

Kitty Paranaguá

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada no curso Fotografia: imagem, memória e comunicação pela UCAM – RJ. Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no Jornal do Brasil, onde trabalhou por quatro  anos.

Tem trabalhos na coleção Joaquim Paiva e Thomas Kellner. Em 2011, publicou o livro Copacabana  pela editora Barléu. Com participação em diversos livros e exposições, é uma das fundadores do Ateliê Oriente.

Paulo Marcos de Mendonça Lima

Graduado em fotografia pelo Brooks Institute (EUA), em jornalismo pela Faculdade da Cidade e pós graduado em fotografia pelo IUPERJ/UCAM. Fotógrafo profissional desde 1980. Atualmente é fotógrafo independente, curador e professor. Foi docente na Graduação da Universidade Cândido Mendes e atualmente leciona na sua pós graduação. Desde 2012 coordena o GIF (Grupo Interessado em Fotografia) e a partir de 2014 tornou-se um dos sócios diretores do Ateliê Oriente. Em 2015 e 2016 foi um dos leitores de portfólios do FotoRio. Em 2016 foi co-curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, juntamente  com o seu criador e diretor geral Giancarlo Mecarelli.

Thiago Barros

Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Sociedade Fluminense de Fotografia. Foi laboratorista de preto e branco durante dezoito anos e ampliou fotografias para Evandro Teixeira, Miguel Rio Branco, Walter Carvalho, Fundação Pierre Verger, MAM e MIS, além de ser colaborador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia e dedica-se a estudos de residências artísticas nacionais e internacionais. Incorpora as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateaubriand e Museu Nacional de Belas Artes. É um dos fundadores do Ateliê Oriente.