Grupo Interessado em Fotografia, c/ Paulo Marcos (NOITE)

 

De 13 de junho a 04 de julho

Terças, de 18h30 às 20h30

O GIF (Grupo Interessado em Fotografia) é um grupo de estudos de fotografia coordenado por Paulo Marcos de Mendonça Lima que apresenta a cada aula uma fotografia ou um fotógrafo icônico, contextualizando-os histórica e artisticamente. 

Em aulas com farto material visual e textual fotos, fotógrafos e fotografias icônicas são analisados e contextualizados histórica e artisticamente. Movimentos fotográficos e suas interseções com outras artes também são abordados, tal como a fotografia como campo de investigação e registro e como a sua relação com o real visível se modificou com o tempo. Vemos como a fotografia, por vezes, se afastou do conceito de espelho da realidade e produziu parâmetros visuais das questões centrais do ser humano. Apesar de serem aulas no sentido clássico, são também um encontro e um debate.

Na segunda metade do século XIX, avanços técnicos na fotografia possibilitaram o registro do outro e de alhures. Desde então a imagem fotográfica vem sendo utilizada para os mais diversos fins: da arte e expressão pessoal à documentação. No GIF todas as possibilidades são apresentadas: tanto a contemporaneidade de Andreas Gursky quanto a ousadia dos irmãos Bisson em na segunda metade do século XIX. 

Carga horária: 08 horas

Investimento: R$ 240,00

Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)

- Boleto bancário

- Débito online

 

*Paulo Marcos de Mendonça Lima é graduado em fotografia pelo Brooks Institute (EUA), em jornalismo pela Faculdade da Cidade e pós graduado em fotografia pelo IUPERJ/UCAM. Fotógrafo profissional desde 1980. Atualmente é fotógrafo independente, curador e professor. Foi docente na Graduação da Universidade Cândido Mendes e atualmente leciona na sua pós graduação. Desde 2012 coordena o GIF (Grupo Interessado em Fotografia) e a partir de 2014 tornou-se um dos sócios diretores do Ateliê Oriente. Em 2015 e 2016 foi um dos leitores de portfólios do FotoRio. Em 2016 foi co-curador do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, juntamente  com o seu criador e diretor geral Giancarlo Mecarelli.