• 22 de agosto | quarta-feira: de 19h às 21h
  • Valor: R$120

Joaquim Paiva é diplomata, fotógrafo e um dos grandes colecionadores de fotografias contemporâneas brasileiras e estrangeiras. Sua coleção é composta por cerca de 2.800 fotografias, dos quais 2.350 são de artistas brasileiros. Parte dela, o equivalente a 2/3, encontra-se do MAM/RJ, como comodato. Seu olhar afiado para reconhecer uma boa foto foi sendo moldado por anos de prática. "Falarei sobre o colecionismo de fotografia a partir da minha experiência, envolvido com a fotografia desde 1970. São imagens de  fotógrafos brasileiros e estrangeiros que compõem uma rica e  variada amostragem  da coleção, em termos de temas, técnicas, propostas artísticas  e visões de mundo. A trajetória de um, no caso, colecionador que se iniciou em um tempo pré-mercado de arte para a fotografia no Brasil." Joaquim vai contar como nasceu esta paixão e o que captura o seu olhar quando lê um portfólio ou vê um trabalho novo. 

Investimento: R$120

Descontos:
Para assistir à duas palestras: 10% de desconto (à vista)
Para assistir à três ou mais: 15% de desconto (à vista)
Envie um email para contato@atelieoriente.com informando quais palestras você tem interesse.

Política de cancelamento
Condições:
- com 7 dias de antecedência: reembolso integral
- entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%
- últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento ao evento: sem reembolso
Solicitar o cancelamento através do email contato@atelieoriente.com

Este evento faz parte da programação do Fotografia & Mercado, um ciclo de palestras com renomados fotógrafos de diferentes segmentos.


 Kitty Paranaguá, professora do Ateliê Oriente - escola de fotografia RJ

Joaquim Paiva é fotógrafo, colecionador de fotografias contemporâneas brasileira e estrangeira. Sua coleção é composta por cerca de 2.800 fotografias. O equivalente a 2/3 dela encontra-se no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em empréstimo por comodato desde 2005, devendo toda a coleção pertencer definitivamente ao Museu. A coleção já foi exposta nos Estados Unidos, Argentina, Peru, Bolívia, França e Espanha.