• 4h
  • 3x R$60 (total: R$180)


pré-matrícula

É neste agora e em uma era de incertezas que erguemos a necessidade de uma revolução do olhar. O workshop aborda a desconstrução de uma cultura visual patriarcal e como lutar intelectualmente contra fundamentos que impedem o mundo cinematográfico de uma potência transformadora. O estudo da Teoria Feminista do Cinema é o caminho de ressignificar o “Ser Mulher” dentro do cinema, da arte e da vida. A proposta é convidar você, que se interessa tanto pelo Feminismo quanto pelo Cinema, para uma experiência de ativar novos mundos visuais.

Programa:

Primeira parte:

Abordaremos o artigo ''Feminist Film Theory’’ da holandesa Anneke Smelik, que advoga contra os mitos culturais construídos acerca da feminilidade no Cinema.
- O trabalho Feminista de Laura Mulvey e a noção de um “ContraCinema’’ capaz de romper com a Narrativa tradicional e estereotipada da Mulher nas telas.
- Teresa de Lauretis: Quem inspirou Judith Butler na Teoria Queer, também está presente  em nossa linha de pensamento sobre Mulheres, Cinema e Semiótica.

Segunda parte:
- Feminismo e Capitalismo;
- Referências Cinematográficas: Mulheres por trás das câmeras que fizeram e fazem história no Cinema e suas perspectivas e visão de um feminismo audiovisual, sensibilidades e estéticas próprias.
- Alice Guy Blaché, Agnés Varda, Chantal Akerman, Helke Sander, Cheryl Dunye e Adélia Sampaio são algumas das Diretoras estudadas.

Formas de pagamento:
- Em até 3x sem juros pelo PagSeguro;
- Em cheque (em até 2x);
- À vista (com 10% de desconto): entre em contato conosco pelo email contato@atelieoriente.com

Imagem de divulgação: filme As Sufragistas, direção de Sarah Gavron

Professora:

larii.jpg

Larissa Melo é formada em Realização e Produção Audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro; Integrante em Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Graduanda de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia UERJ – Pesquisadora em Cinema e Feminismos –  Cinema Queer. Professora de Cinema em Ateliê Oriente e Curadora do Cine Oriente. Formada em Artes Cênicas em Instituto Nossa Senhora do Teatro e Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Foi Professora e organizadora do Coletivo e Prática de Estudos do Corpo “O Avesso” localizado em Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Diretora do Curta-Metragem “Pássaro Preto” junto com Safira Moreira em 2017. Diretora junto com Macário em “Umzimba” presente na Mostra Sesc de Cinema. Obra Fotográfica “Nidum” ganhadora do Concurso Convocatória Garagem, presente em Exposição do Espaço 1001 Cultural em BH.