• 10 de outubro

  • quarta-feira, de 19h às 21h

  • 4x R$25 (Total: R$100) - Valor promocional, válido apenas para este encontro.



 

O que é ubuntu? Não é raro atribuírem ao termo "ubuntu" um sentido genérico de congraçamento, abraços, concordâncias e ausência de conflitos. Mas, essa ideia é superficial e equívoca. O filósofo sul-africano Mogobe Ramose explica bem o sentido do complexo cultural ubuntu. Ubuntu é uma perspectiva que se propõe resolução dos conflitos, estabelecendo princípios de convivência e uma orientação crítica para as ações. Ubuntu não tem regras fixas ou receitas pré-moldadas. Ramose insiste que é preciso reconhecer que se trata de um pensamento filosófico que compreende as dimensões epistemológica, ontológica e ético-política. O provérbio que "resume" a tese filosófica é: "umuntu ngumuntu ngabantu" (uma pessoa é uma pessoa através de outra pessoa).

O que são os Encontros Parangolé?

São encontros com um bate-papo descontraído para discutir temas multidisciplinares, tais como: artes, filosofia, ciências sociais entre outros assuntos que nos ajudem a ampliar a visão de mundo e entender melhor suas conexões com o nosso cotidiano. A cada encontro, um novo convidado.

Formas de pagamento:
- Em até 3x sem juros pelo PagSeguro (inscrição online);
- Boleto emitido pelo PagSeguro (inscrição online);
- À vista com 10% de desconto (inscrição por email: contato@atelieoriente.com).

Política de cancelamento
Condições:
- com 7 dias de antecedência: reembolso integral
- entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%
- últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento ao evento: sem reembolso
Solicitar o cancelamento através do email contato@atelieoriente.com

Veja onde estamos.


Convidado:

RENATO NOGUERA

Foto Bio Renato Noguera.jpg

Renato Noguera nasceu no Rio de Janeiro em 1972. Residente em Duque de Caxias é Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia da UFRRJ. Possui doutorado, mestrado e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor da coleção infantil “Nana & Nilo” (2012), fruto de sua primeira incursão pela escrita ficcional.