Curso de Linguagem Fotográfica: Fotografia e o olhar vi-vendo, c/ Maria Alice Costa

 

De 19 de julho a 02 de agosto

Segundas e quartas - De 18h30 às 21h

Objetivo: Este Curso/Oficina pretende potencializar e expandir o olhar e o repertório visual dos participantes por meio de atividades criativas, reflexivas, prática fotográfica e leitura de imagens, em 5 (cinco) Encontros. O olhar é, ao mesmo tempo, sair de si e trazer o mundo para dentro de si. O tema deste Curso é analisar o nosso olhar sobre a cidade que existe em cada um de nós. Refletiremos, por meio das lentes da sociologia, da filosofia e da política, como produzimos sentidos em nosso vi-ver diário, individual e social na cidade. Sensibilizaremos o nosso olhar, realizaremos dinâmicas e debates, faremos fotografias, analisaremos as imagens fotográficas produzidas; e, montaremos uma exposição com as fotos dos participantes do Curso, que será aberta ao público.

Metodologia: Aulas expositivas e dialógicas; aulas práticas; leitura coletiva das imagens fotográficas produzidas pelas/os participantes; e, montagem da Exposição Varal Fotográfico, com as imagens fotográficas produzidas pelos/as participantes. 

Resultado Final: Montagem da Exposição Fotográfica (Varal Fotográfico).

 

PROGRAMAÇÃO

19 DE JULHO

Aula expositiva e dialógica: A vida contemporânea na Era imagética. Os diferentes olhares e saberes. As ausências e invisibilidades da vida cotidiana na cidade. O que vemos e o que nos olha no vi-ver na cidade. 

24 DE JULHO

Aula expositiva e dialógica: A magia e o mito da fotografia. A fotografia como arte narrativa. Como olhamos e construímos as narrativas e sentidos sobre o viver cotidiano na cidade. Estudo de casos de leituras de fotografias humanistas que retratem relações humanas. 

26 DE JULHO

Sensibilização para exercícios fotográficos, por meio de Meditação guiada. Realização de exercícios fotográficos. Trabalho de casa (individual ou coletivo): Realização de fotos que expressem os temas debatidos em sala de aula sobre o viver cotidiano na cidade contemporânea. 

31 DE JULHO

Apresentação, leitura e análise das imagens fotográficas produzidas pelos participantes do Curso. Seleção das imagens para a exposição fotográfica na Galeria Oriente.

02 DE AGOSTO

Painel com diálogos sobre os temas abordados no Curso; Exposição das imagens fotográficas realizadas pelos Participantes do Curso. Evento aberto ao Público.

 

Carga horária: 12h

 Investimento: R$480

 Formas de pagamento:

- Cartão de crédito (em até 10x com juros)

- Boleto bancário

- Débito online

 

* Maria Alice Nunes Costa é PhD - Socióloga, Cientista Política, Urbanista e Fotógrafa - Professora do Departamento de Arte (UFF) e do Programa de Pós- Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF).