• 30h (12 aulas)
  • 4x R$241,50 (total: R$966)

Turmas Abertas:

 

  • INTENSIVO MANHÃ:
  • 29 de agosto a 26 de setembro | segundas, quartas e sextas: de 10h às 12h30 (não haverá aula no dia 7/set) - prof.: Lucas Gibson

  • 30 de agosto a 2 de outubro | terças e quintas: de 19h às 21h30 (aulas práticas nos sábados 15 e 22 de setembro, de 10 às 12h30) - prof.: Érika Tambke

  • 25 de agosto a 8 de dezembro | sábados: de 10h às 12h30 (não haverá aulas nos dias 8/set; 13/out; 17/nov e 3/dez por conta de feriados) - prof.: Reinaldo Hingel

Fotografia Iniciante é um curso que ensina desde a regulagem da sua câmera até o processo final de impressão. Nele você vai aprender a fazer as fotos que sempre quis, mas nunca soube como e poderá, até, iniciar-se profissionalmente. Combinando aulas expositivas e muitos exercícios práticos você se sentirá seguro e confiante para fotografar os temas iniciais dessa grande aventura que é a Fotografia!

O programa conta com duas saídas práticas, duas aulas de análise das saídas, uma aula em estúdio, uma aula de Lightroom + impressão fineart, além das aulas expositivas. 

Para colaborar e impulsionar ainda mais o seu processo de aprendizagem, você ganhará o livro "Leia isto se quer tirar fotos incríveis", de Henry Carroll.

Objetivos: 
Preparar você para utilizar sua câmera fotográfica; conhecer o comportamento da luz; discutir questões sobre a formação da imagem e abordagens conceituais ligadas à estética fotográfica; ampliar o seu repertório imagético a partir de referências dos grandes fotógrafos da história; e, através, de uma abordagem lúdica e criativa, sensibilizar o seu olhar.

Equipamento necessário:
Câmera fotográfica (analógica ou digital), que tenha controle manual de foco, diafragma e velocidade. Caso você não a possua a tempo das aulas práticas, poderemos disponibilizar uma gratuitamente.

Certificado ao final do curso:  é necessário comparecer a, pelo menos, 75% das aulas.

Programa (12 aulas): 

1ª. Apresentação do curso, alunos e professores; dinâmica lúdica do candelabro. A formação da imagem e a câmera escura.
Prazer de casa.

2ª. Configuração da Câmera: a preparação para a saída fotográfica. Armazenamento e limpeza do equipamento. O que é o foco? Foco manual e automático.  Enquadramento. O que é composição? Técnicas clássicas na pintura e a linguagem fotográfica. 
Prazer de casa.

3ª. Abertura do diafragma, velocidade do obturador e ISO: o que é a exposição à luz? Luz se quantifica? Ajuste manual de exposição. Como congelar e borrar o movimento? Como desfocar o fundo e focar em diferentes planos ao mesmo tempo?
Prazer de casa.

4ª. Saída prática
Realização de um ensaio fotográfico com a câmera no modo de exposição manual utilizando as técnicas apresentadas. Tema surpresa.

5ª. Análise do material produzido na saída prática com participação de um fotógrafo convidado.

6ª. Qual lente devo usar? Objetivas para eventos, ensaios externos, esportes, estúdio. Seria a objetiva, objetiva? Vamos desvendar os seus detalhes mais importantes, como: distância focal, diâmetro, luminosidade, qualidade ótica, desfoque e mais alguns. 
Prazer de casa.

7ª. Luz se qualifica? Cores, temperatura de cor, White Balance. A fidelização das cores para fotos profissionais e a criação de efeitos para ensaios criativos. Para que serve cada tipo de arquivo: raw, jpeg e tiff?
Prazer de casa.
 
8ª.  Saída prática
“A câmera é um detalhe”. Fotografar é recortar o universo. A foto que não fiz. A sorte faz parte da fotografia? Realização de um ensaio fotográfico. Tema surpresa.

9ª.  Análise do material produzido na saída prática com participação de um fotógrafo convidado.

10ª. Estúdio fotográfico: um infinito de possibilidades. 

11ª. Noções de tratamento de imagem e fluxo de trabalho: Lightroom. 
Impressão fine-art: a sofisticada valorização da fotografia.

12ª. Encerramento com apresentação dos trabalhos produzidos durante o curso. Participação de fotógrafos convidados.

Formas de pagamento:
- Em até 4x sem juros pelo PagSeguro (inscrição online);
- Boleto emitido pelo PagSeguro (inscrição online);
- Em cheque em até 3x (inscrição presencial);
- À vista com 10% de desconto (inscrição por email: contato@atelieoriente.com).

Política de cancelamento
Condições:
- com 7 dias de antecedência: reembolso integral
- entre 6 dias e 48h antes do início do evento: reembolso de 50%
- últimas 48h antes do início do evento e o não comparecimento ao evento: sem reembolso
Solicitar o cancelamento através do email contato@atelieoriente.com

Veja onde estamos.


Professores:

 Foto: Pedro Carilho

Foto: Pedro Carilho

Érika Tambke é fotógrafa independente, Doutoranda em Mídia e Mediações Socioculturais na ECO/UFRJ, Mestre em Cultura Visual pela Birkbeck College, University of London e Bacharel em Geografia (UFRJ). Já trabalhou como fotógrafa em Londres e depois foi coordenadora da agência do Imagens do Povo, no RJ. Hoje atua como fotógrafa e professora de fotografia em cursos livres. Sua pesquisa é sobre a fotografia popular no Rio de Janeiro,como uma forma de diversificar as narrativas da cidade, contraponto às imagens de cartão-postal. Participa do Coletivo Favela em Foco.


18209418_1304789352891671_4278993684139923589_o.jpg

Lucas Gibson é pós-graduado em Fotografia e Imagem pelo IUPERJ/UCAM. Começou a fotografar em 2015, quando estudou literatura, cultura e língua japonesa na Universidade de Osaka. Já teve seu trabalho exibido no Japão e em importantes festivais nacionais, como o Paraty Em Foco, Festival de Tiradentes e FestFotoPOA. Já ministrou aulas e palestras em diversas instituições de ensino e eventos de fotografia, como Uerj, Universidade Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes e Festival de Tiradentes. Em 2017, foi premiado com a bolsa Magnum Rio 70 (seleção por David Alan Harvey), ocasião em que pôde ter seu trabalho orientado pela fotógrafa da Magnum Cristina García Rodero, e com a bolsa para as leituras de portfólio da Trienal de Hamburgo (seleção por Krzysztof Candrowicz). No mesmo ano, teve obras incorporadas à Coleção Joaquim Paiva, que passaram a integrar o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-RJ).


hingel.jpg

Reinaldo Hingel é Pós-graduado em História da Arte e Arquitetura no Brasil com habilitação em Didática do Ensino Superior pela PUC/RJ. É professor de Fotografia na Pós- Graduação em Produção de Moda Styling na Universidade Veiga de Almeida e professor de Fotografiana graduação de moda na Universidade Cândido Mendes. Leciona também no Ateliê Oriente, na Associação Brasileira de Arte Fotográfica e em Furnas. Fotógrafo profissional desde 1996, colaborou na editoria de moda do Globo, Jornal do Brasil e O Fluminense. Foi assistente de fotografia em Paris por 2 anos. Atualmente trabalha com retratos e projetos artísticos.


thiago_barros_pb.jpg

Thiago Barros é mestrando em artes visuais na UERJ, Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Sociedade Fluminense de Fotografia. Foi laboratorista de preto e branco durante dezoito anos e ampliou fotografias para Evandro Teixeira, Miguel Rio Branco, Walter Carvalho, Fundação Pierre Verger, MAM e MIS, além de ser colaborador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia e dedica-se a estudos de residências artísticas nacionais e internacionais. Incorpora as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateubriand e Museu Nacional de Belas Artes.