O conhecimento secreto

Por Thiago Barros

Peço licença imediata ao grande mestre David Hockney para afirmar que este título não se trata de plágio. Em absoluto! Mas de uma apropriação, com o devido crédito, visando trazer para o campo da fotografia uma incrível pesquisa que jogou luz aos sombreados mais duvidosos da história da pintura. Hockney estudou diversos quadros em seus mínimos detalhes para evidenciar o uso, por parte de seus autores, de dispositivos óticos responsáveis por auxiliá-los nestas produções. Seus estudos mostram que sem estes dispositivos - câmeras escuras, câmeras lúcidas, lentes e espelhos - estas pinceladas jamais existiriam como tal.

foto de Chico da Costa

Bem, sem a câmera escura e os dispositivos óticos é claro que a fotografia sequer existiria. Explicarei então a minha analogia com o título: o futuro!! Sim!

foto de Gabriel Guimarães Garcia

Vamos imaginar o futuro da fotografia daqui a alguns poucos anos: ela não se chamará mais digital, será uma Fotografia Quântica! Capaz de desenvolver uma imagem vetorial que, traduzindo em miúdos, poderá realizar ampliações infinitas com qualidades inimagináveis!! Isso tudo, claro, a preços módicos e ao alcance de todos. A fotografia existirá num simples piscar de olhos! Sujeiras de sensor nunca mais!! Sensor??

foto de Lillian Bixler

O futuro irá transformar a simples, prática e manufaturada Fotografia Analógica, assim como conhecemos hoje, na verdadeira jóia da fotografia “pós-after-après-contemporânea”. Nitrato de prata será mais caro que ouro!! E assim, daqui a 2 gerações, aquele que detiver “o conhecimento secreto” irá ganhar os maiores prêmios de fotografia intergaláticas (ops, exagerei...)!

foto de Chico da Costa

Vamos fazer um ambrótipo? Que tal um pouco mais de colódio sobre a chapa? Um azul cianótipo cai bem na paisagem! Já experimentou uma goma bicromatada com quatro cores? Todos esses processos e materiais que foram sendo esquecidos e deixados de lado pelo avanço da tecnologia, a cada dia que passa se tornam mais raros, mais divertidos de fazer e muito mais valorizados! Abre (e pisca) o seu olho! Já fez um Daguerreótipo hoje?

foto de Gabriel Guimarães Garcia

Lillian Bixler: Goma Bicromatada / www.lillianbixlers.wordpress.com

Chico da Costa: Daguerreótipo / estudioseculo19@gmail.com

Gabriel Guimarães Garcia: Cianótipo / guima.garciag@gmail.com


THIAGO BARROS 

Thiago Barros.jpg

Mestrando em Artes Visuais pela UERJ. Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ. Foi laboratorista de preto e branco durante dezoito anos. Expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia. Incorpora as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateubriand e Museu Nacional de Belas Artes.








Ateliê OrienteComentário